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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

10 DOS MAIS BIZARROS AVIÕES EXPERIMENTAIS DA GUERRA FRIA


Conheça 10 dos mais bizarros projetos de aviões que foram desenvolvidos pelas potências mundias das épocas em que o mundo vivia a Guerra Fria.
PUBLICADO EM 01/06/2011 23:15 ATUALIZADO EM 01/06/2011 23:16
·         Bizarro
No final da Segunda Guerra Mundial, o mundo entrou se dividiu em lado capitalista e socialista, com duas superpotências, os EUA ea URSS, que ferozmente competiam pela supremacia. Parte dessa corrida armamentista tecnológica foi a necessidade de desenvolvimento de aeronaves cada vez mais sofisticadas. Aqui estão 10 exemplos surpreendentes de projetos da Guerra Fria que nunca chegaram a ser suficientemente sofisticadas a ponto de serem utilizadas nos dias atuais.
RYAN X13A-RY VERTIJET
Este avião foi uma rara tentativa experimental dos EUA em aeronaves VTOL nos anos 50. O projeto teve como objetivo mostrar que um jato não só podia decolar na vertical. O primeiro protótipo, em seguida, teve o trem de pouso substituído com um guindaste que o segurava a uma atitude satisfatória no terreno de decolagem. Em 11 de abril de 1957, o segundo protótipo fez uma decolagem vertical com sucesso, executou perfeitamente a transição para o vôo horizontal e fez a volta para a aterrisagem, mas a Força Aérea decidiu não continuar com seu desenvolvimento.
CONVAIR XF-92
Este foi o primeiro aviao americano com asas em forma de delta. Foi simplesmente um modelo experimental para a época, com fraca potência, mas poderiamos considerar que esse foi o bizavô dos caças a jato atuais.
CONVAIR XFY-1 FIGHTER
Este avião foi uma experiência com asa delta e hélices. Concebido para ser um verdadeiro guerreiro de alto desempenho, capaz de funcionar a partir de pequenos navios de guerra, era muito difícil de pilotar, já que o piloto tinah que olhar por cima do ombro enquanto acelerava o avião. Com o passar do tempo falhas e problemas técnicos foram encontrados no projeto, que foi abandonado e nunca mais voltou a ser repensado. Que pena não!
CONVAIR YB-60 BOMBER
Fazendo seu vôo inaugural em 18 abril de 1952, pilotado por Beryl Erickson, este avião chegou poucos dias antes do famoso bombardeiro B-52. O YB-60 infelizmente era 100 mph mais lento do que os outros protótipos da époco e tinha problemas de manuseio severo, embora poderia transportar uma carga maior de bombas, ainda assim tinha muitas falhas. O programa de testes de vôo foi abandonado em 20 janeiro de 1953 com um total de apenas 66 horas de vôo. O segundo protótipo nunca foi concluído.
DOUGLAS X-3 FIGHTER
O X-3 Stiletto até possui um maravilhoso formato. Ele foi desenvolvido pela Cia Douglas Aircrafts dos USA nos anos 50. A ambição inicial era desenvolver uma aeronave capaz de gerenciar facilmente um voo supersonico. Ela também foi uma das primeiras aeronaves a utilizar titânio em seus componentes. .
CONVAIR F-2Y

O dardo dos mares
Este projeto foi o resultado de uma concorrência em 1948 da Marinha dos EUA para um avião interceptador supersônico. Em novembro de 1954, o protótipo se desintegrou no ar durante uma manifestação da Marinha para a imprensa, matando o piloto de testes.
GOODYEAR INFLOPLANE
Inflatoplane Goodyear era um avião experimental desenvolvido pela empresa Goodyear, em 1956.Apesar de ser uma aeronave capaz de ter seu projeto em andamento, este foi interrompido depois que o exército foi incapaz de encontrar um uso válido para a aeronave.
VOUGHT V-173 - PANQUECA VOADORA
A forma realmente louca da Vought V-173 que levava o apelido de panqueca voadora, foi desenhado por Zimmerman e construído como uma aeronave de testes experimental, como parte do programa de aviões de combate "Flying Flapjack" WWII. Dois foram feitas, e ambos com o estranho design de panqueca, ou para aquele que queiram, pode ser um formato de disco voador.A idéia foi arquivada em 1947, sem surpresa, porque ninguém conseguiria fazê-lo voar corretamente.
NORTHROP XB-35
O Exército e Força Aérea dos EUA contratou um novo fabricante de aeronaves, chamado Northrop, por volta do ano 1941, afim de desenvolver uma asa voadora que pudesseter uma autonomia de voo de cerca de 8.000 milhas, capaz de transportar 10.000 £ , o peso das bombas, voando no mínimo a 250 mph. O primeiro vôo do XB-35 ocorreu em 25 de junho de 1946, e durou 45 minutos. Em 1947, a Northrop completou dois protótipos dos jatos, mas após testes insatisfatórios em agosto de 1949, o programa foi cancelado e os YB-35 nunca chegaram a voar.
XF103-F2 THUNDERWARRIOR FIGHTER

O Thunderwarrior foi desenvolvido no início da Guerra Fria, e considerado um interceptador de alta velocidade. Ele nunca passou da fase de projetos.

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