Para quem quer compreender a História do Homem, discutir os fatos que transformaram sociedades, que mudaram mentalidades e que lhe fará capaz de modificar muita coisa, esse é o seu lugar. Enfrente esse desafio.

OS HEBREUS

História
hebreus Povo Hebreu: História, Política, Religião, Êxodo e Diáspora   Confira


O povo hebreu é hoje bastante conhecido pelas informações que encontramos na Bíblia, especialmente no Novo Testamento. Realmente os dados encontrados no livro sagrado dos cristãos são bastante utilizados e nos ajudam a conhecer melhor essa civilização.

A origem deste povo teria se dado quando Tare, descendente de Sem (filho de Noé) juntamente com sua família deixou a Mesopotâmia partindo para o sul. Com sua morte Abraão assumiu o povo com a missão de levá-los a Terra Prometida (Canaã). Assim como os hebreus ocuparam a região, outros povos também se instalaram ali, o que gerou muitas disputas que se prolongam até os dias de hoje.

Segundo a história uma parte desses hebreus migrou para o Egito no mesmo periodo em que a região foi invadida pelos hicsos. Como era aliado dos invasores, o povo hebreu não sofreu grande impacto e pode até gozar de certa liberdade. Mas com o tempo começaram a acontecer certos abusos que fizeram com que os hebreus resolvessem voltar para a Palestina sob a liderança de Moisés, o que ficou conhecido como Êxodo (1270 a 1220 a.C.)

rota de exodo hebreu Povo Hebreu: História, Política, Religião, Êxodo e Diáspora   Confira





Com a morte de Moisés a liderança foi passada a Josué, que ajudou o povo a conquistar parte de Canaã.

Após a cisma politico-religiosa e uma série de disputas com outros povos, a região foi dominada pelos babilônios, que destruiram Jerusalém e capturaram parte da população. Este episódio ficou conhecido como “cativeiro babilônico”. Com a vitória do persa Ciro, os hebreus foram libertados e voltaram a Jerusalém, acabando assim a divisão entre as tribos de Israel e Judá.

No ano de 63 a.C. a Palestina foi anexada ao Império Romano que alguns anos depois passou a interferir em sua religião, o que levou a destruição de Jerusalém e por fim a Diáspora do povo hebreu.



Política



No início a base da organização social dos hebreus eram os clãs patriarcais, personificados pelo patriarca. Nessa época os laços entre os clãs eram frágeis o que tornava o povo propenso a invasões, já que faltava conhecimento militar.

Pensando nisso surgiram os juízes, profetas com qualidades militares que lideravam o povo. Os mais importantes juízes deste período foram: Sangar, Gedeão, Sansão e Samuel.

samuela ungindo davi rei Povo Hebreu: História, Política, Religião, Êxodo e Diáspora   Confira





Ainda assim o povo questionou a ausencia de um monarca sendo assim centralizado o poder nas mãos de Saul, o primeiro reide Israel. Depois dele vieram Davi e Salomão que investiram na expansão territorial e no desenvolvimento do comércio local.

Com a morte de Salomão (926 a.C.) houve o fim da monarquia unificada surgindo as tribos de Israel e Judá.



Religião



Os hebreus, assim como os egípcios, cultuavam vários deuses. Dentre eles se destacava Iavé (Jeová), que com a volta do Egito acabou se tornando o único deus estabelecendo assim o famoso monoteísmo hebreu.

Com o cisma que dividiu o povo em dois, a tribo de Judá manteve o culto a um só deus, enquanto a tribo de Israel foi introduzido o politeísmo ainda que persistisse o culto a Iavé.


moises e as tabuas Povo Hebreu: História, Política, Religião, Êxodo e Diáspora   Confira




Além de ser um dos primeiros povos a adotar o monoteísmo, os hebreus mantinham uma forte crença nos profetas e na vinda do Messias (Messianismo).

A maior expressão cultural e religiosa do povo hebreu é a Bíblia, um livro com vários autores que conta a história e as crenças dessa civilização.

Indumentária ( vestimentas ) dos Hebreus

O traje mais primitivo era uma espécie de saia com uma capa.
Traje básico: uma túnica de corpo inteiro cujas mangas variavam de comprimento. As vezes usavam duas: A de baixo mais longa em linho e a de cima em lã.
Uma peça de tecido de forma retangular que enrolavam ao redor do corpo.
Usavam cintos para manter firme nos quadris a roupa de baixo. Originalmente de pedras preciosas.
Uma sobre túnica em forma de cafetã com mangas, fechada lateralmente, aberta na frente e presa por um cordão; ou em duas peças de tecido unidas por costura nos ombros, com as laterais abertas (origem assíria ou babilônica).
Sobre túnica do Sumo Sacerdote era ornamentada nas quatro extremidades com borlas de cor púrpura (mais tarde foi usado como forma de distinção entre os escribas e os fariseus, e as borlas aumentaram de tamanho, denotando o caráter Religioso).








Gostou da explicação??? Faltou alguma coisa??? Comente e nos ajude a melhorar o Essas e Outras.





Vamos brincar?

Crie quebra cabeças com suas fotos: Clique Aqui