Para quem quer compreender a História do Homem, discutir os fatos que transformaram sociedades, que mudaram mentalidades e que lhe fará capaz de modificar muita coisa, esse é o seu lugar. Enfrente esse desafio.

domingo, 3 de abril de 2011

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

"Uma guerra para acabar com todas as guerras" - frase dita pelo então presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson - Aqueles que viveram durante a Primeira Guerra Mundial ouviram este slogan.

ARMAMENTOS USADOS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


CANHÃO DE LONGO ALCANCE - O canhão existe desde o século XIII, mas adquiriu, na Primeira Guerra, mais longo alcance e precisão; causou mais mortes do que qualquer outro armamento. Destacou-se o alemão "Grande Bertha", capaz de bombardear o alvo a 120 quilômetros de distância; com ele, os alemães bombardearam Paris.



MORTEIRO - O morteiro era uma espécie de canhão de curto alcance, que lançava projéteis com grandes ângulos de elevação. Foram desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial, especialmente para ser usados nas trincheiras.



FUZIL - O fuzil é uma arma de fogo portátil, de cano longo, que dispara projéteis giratórios; foi a arma de fogo padrão do exército norte-americano na Primeira Guerra Mundial, pois disparava com maior alcance e precisão.



METRALHADORA - Criada em 1890, nos Estados Unidos, é uma arma de fogo automática que em pouco tempo dispara numerosos projéteis; era colocada nos aviões, nos tanques de guerra e camuflada nas trincheiras.



TANQUE DE GUERRA - Com projeto inglês, o tanque é considerado um dos fatores decisivos para a vitória da Entente na Primeira Guerra; é um veículo de combate blindado, dotado de armamentos, que desequilibrou a guerra de trincheiras.


SUBMARINO - No século XVIII, na guerra de independência dos Estados Unidos, foi construído o primeiro submarino com objetivos militares. Porém, no início do século XX, os alemães os tornaram muito mais eficientes: movidos a óleo diesel e com periscópios muito precisos. Na Primeira Guerra, eram utilizados para afundar os navios da Entente, que desenvolveu sonares para detectá-los e projéteis para ser lançados para atingí-los no fundo do mar.

continua em próxima postagem...

fonte: Caderno " Proposta Curricular para o Ensino Fundamental - História - 8ª série/ 9º ano."

8 comentários:

Vamos brincar?

Crie quebra cabeças com suas fotos: Clique Aqui